Palestra 27: "Família abençoada, um dom de amor"

A amizade é como uma melodiosa canção de amor: quando se é executada e com palavras cheias de amor, alegria e otimismo, não termina nunca: é eterna.

- Os Irmãos Dó-Ré-Mi, sobre o amor e a amizade, também em família

Conforme diz a música do Nando Reis: "Família, família/almoça junto todo dia/nunca perde essa mania..." E yes, nós todos temos uma família!

Se existe algo ou alguém em que podemos depositar toda nossa confiança, é na nossa família. Ela nos mostra o que é certo, indica os melhores caminhos, e nos proporciona um amor verdadeiro e incondicional. Uma família em harmonia, que se ama mutuamente, permanece unida por uma vida toda. E é também fonte de exemplo para todas as gerações, inspirando a formação de novas famílias.

É também no ambiente familiar que conhecemos nossos primeiros valores e recebemos as primeiras regras sociais. Aprendemos a perceber o mundo, damos início a nossa identidade e somos introduzidos no processo de socialização. Por isso, é tão comum que nos comportemos como quem nos criou, como nossos pais e avós, trazendo traços da personalidade e atitudes muito semelhantes.

Não podemos esquecer que cada um tem um papel fundamental dentro de casa, onde existem direitos e deveres, e todos devem cumprir com suas obrigações. Aí entra o respeito mútuo, a consideração pelos mais velhos, as tarefas domésticas, os deveres diários. Há situações em que toda responsabilidade do dia a dia e os serviços de casa ficam por conta da mãe, os filhos culpam os pais por não poderem presenteá-los com aquilo que desejam ou os irmãos vivem se desentendendo. Nestes casos, a família permanece em desarmonia, sobrecarregando apenas um integrante, tornando instável a união do lar e a estrutura familiar.

Certas situações podem causar grandes frustações em uma vida. Muitos definem a família como sendo a “base de tudo”, uma expressão bastante utilizada para caracterizar o laço familiar que vai além do sangue, sendo também emocional e espiritual. Mas esta base pode se desintegrar, desgastando e se tornando prejudicial. Então, é preciso preservá-la sempre.

O psicanalista Evilázio Vieira ressalta que: 

"Um bom relacionamento familiar é a principal arma de combate às drogas e aos problemas emocionais que acometem os adolescentes e os jovens".

Ele explica que, a partir da adolescência, o indivíduo procura o ambiente fora de casa e os amigos para buscar aprovação e se identificar, e depois volta para o lar. Quando a família tem uma base sólida e oferece amor e atenção, ele não sente necessidade de buscar uma fuga da realidade nas ruas, ao lado dos amigos; ele usa o ambiente externo de forma saudável. Mas, quando sua vida é instável no âmbito familiar, ele busca suprir na rua aquilo que lhe falta dentro de casa; neste caso, é onde tem início a dependência química, a rebeldia e o comportamento violento.

Portanto, a família é algo único e insubstituível, extremamente necessário para a formação do ser humano. Sua ausência gera graves consequências. Pais e filhos precisam se manter unidos, dialogando diariamente. É preciso cuidá-la com carinho, dedicação e fé, para que sua estrutura se mantenha forte e seus indivíduos não caiam no mundo dos vícios e das futilidades. (Redação A12)

A FAMÍLIA HAMMOND: MAIS HARMONIOSA, IMPOSSÍVEL

Lizzie, Fred, Lois, Connor, Bridget, Martha e Marjorie Hammond são, junto com seu pai Austin e sua mãe Hedda uma família musical harmoniosa, certo? Absolutamente! Para sustentar seus filhos (Hedda morreu de câncer de mama em 2007), Austin teve que criar uma banda com seus filhos cantando e tocando músicas de montão - e se aventurar numa carreira musical. Assim nasceu a banda Do-Re-Mi Brothers. Num desses giros, Lizzie conhece Tiffany e é aí que uma música foi composta pra ela: "Repleto de Alegria", que fala de amor e amizade em família e entre amigos. Com isso, a harmonia familiar dá frutos.

E o mesmo pode se dizer a Família Dó-Ré-Mi, que muito inspirou meu conto familiar: é sobre uma viúva e seus cinco filhos que se aventuram numa carreira musical. A família morava em San Pueblo, uma pequena cidade fictícia do nordeste da Califórnia. 

Vamos ao ponto de partida:
Deus criou a família para ser unida, protegendo e fortalecendo cada membro. Uma família unida, guiada por Deus, é uma grande bênção! Os laços de família são muito fortes.

Lembre-se: família abençoada é um dom de amor!


Fonte: Wikipédia





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra 02: "A metáfora da pérola"

Fazendo pedido a uma estrela brilhante

Penteado da hora: rabo-de-cavalo à la Selena Gomez!