Palestra 20: "Uma amizade que veio do mar"

Certo dia, quando Alexander "Sandy" Ricks, um mergulhador e encantador de golfinhos, que estava mergulhando no mar, de repente ele viu uma garota de seus 17 anos cujo seu dom é falar com os golfinhos e nadar como eles - e que também estava nadando com o golfinho Flipper. Era Sabrina, uma encantadora de golfinhos que sabe muito nadar sem o auxílio de um equipamento de scuba. (Incrível!)

- A Garota e o Golfinho

Flipper, meu golfinho amigo, 
Eu quero ir junto com você 
Pra ver que lindo é o fundo do mar.

- Flipper, Meu Golfinho Amigo, Teo Caminha

Flipper, a série estadunidense que foi exibido entre 19 de setembro de 1964 e 15 de abril de 1967 na rede de tevê americana NBC, tornou esse nome sinônimo de golfinho. O programa cativou jovens e crianças e gerou muito retorno em merchandising. Para efeito de comparação, Flipper representou para o golfinho o que Willy (do filme Free Willy) representou para a baleia orca.

A canção de Teo Caminha, "Flipper, Meu Golfinho Amigo" (1985), resgata essa bela história de aventuras, diversão e amizade entre um golfinho e um menino (nos dois longas, Sandy Ricks; no seriado porém, Bud Ricks). Aqui, temos um belo solo de Luciano Nassyn (ex-vocalista do Trem da Alegria) representando "o sonho de qualquer menino", que é ter um amigo como Flipper. E olha que Flipper gerou outros filmes e séries de televisão com seu nome. Em 2011, o filme Winter, o Golfinho aborda a mesma temática: a amizade entre o garoto e o golfinho.

Aqui vai a sinopse do filme Dolphin Tale: Sawyer Nelson, um menino de 11 anos solitário, que tem seu primo Kyle (Austin Stowell) como unico amigo, que infelizmente esta indo para o exercito dos Estados Unidos para que os mesmos pagem seus estudos, encontra um golfinho ferido a beira do mar e pede ajuda ao "Hospital de Animais Marinhos". Com a ajuda de Sawyer, o golfinho batizado de Winter se recupera só que perde a cauda quando descobrem que não funciona mais. Tudo vai bem, até que um exame feito pelo Dr. Clay Haskett mostra que Winter esta desenvolvendo um caroço na região da sua antiga cauda que pode dificultar seu modo de locomover-se, e até mata-la. Com a ajuda do Dr. Cameron McCarthy, eles tentaram dar uma nova chance de vida a Winter que sensibilizou todos no Hospital Marinho. Um filme emocionante para toda a família assitir.

Em 1995, depois que eu assisti Flipper pela tevê, fiquei tão encantada com o enredo que eu criei meu conto que fosse ambientada no litoral da Flórida: "A Garota e o Golfinho", que fala da amizade entre Sabrina e o golfinho Flipper. Achei muito legal. E o que também me impressionava era o fato dessa amizade entre uma garota e um golfinho ter uma influência fabulosa em tudo que é bom.

SABRINA THALASSOS: MUITO AMIGA DE UM GOLFINHO

Sabrina Thalassos sempre brincou com o golfinho quando criança. Um dia, quando Sandy Ricks (já idoso) ia brincar com seu golfinho, lá estava Sabrina, nadando e brincando com o mesmo. Acontece que sua mãe, Antillia (morta a tiros por três bandidos), tinha um colar perdido no fundo do mar havia três anos. Não foi preciso muito tempo e logo Sandy, Sabrina e seu golfinho foram resgatar o colar. Problema resolvido: o colar foi resgatado e a amizade é a mesma.

O que me lembra uma música que eu meio que escutava na infância, mas que você leu direito - e que agora vai escutar de novo, pra você lembrar que a amizade entre esse alguém e o golfinho veio do mar. 

Se gostou, vale a pena curtir!

Fonte: Wikipédia

Flipper (série de TV - em inglês) https://en.wikipedia.org/wiki/Flipper_(1964_TV_series)



Letra de Flipper, Meu Golfinho Amigo e curiosidades http://letrasdotrem.blogspot.com.br/2008/05/fliper-meu-golfinho-amigo.html



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra 02: "A metáfora da pérola"

Fazendo pedido a uma estrela brilhante

Penteado da hora: rabo-de-cavalo à la Selena Gomez!